A História do Nikkai Mogi
Existem duas versões sobre fundação da Associação Centro Cultural e Esportiva de Mogi das Cruzes (Mogi Tyuou Nihonjinkai):
No livro comemorativo de 50 anos de Imigração Japonesa em Mogi das Cruzes, publicado em 1972, consta que Mogi Tyuou Nihonjinkai foi fundada em 1926. No entanto, não existe nenhum registro documental da Associação sobre essa época. Acreditamos que se referiu a uma associação que se formou, abrangendo toda região de Mogi das Cruzes, com o mesmo nome e não da cidade de Mogi das Cruzes, como é hoje.
A outra está registrada no Livro de Ata de 1953. A 1ª Ata de Assembleia Geral do Tyuou Nihonjinkai de Mogi das Cruzes documentada tem a data de 06 de dezembro de 1953, e na 1ª página desse mesmo livro, está escrito: “Fundada em Janeiro de 1948”. Assim, considerando que a fundação da Associação aconteceu em Janeiro de 1948, este ano de 2018, estamos completando 70 anos!
A “sede” funcionava no “Shogakusha”, mas as reuniões ordinárias e extraordinárias eram realizadas, conforme disponibilidade, nos escritórios comerciais dos associados, Pensão Shimizu, Bar Kato, Bar Yamamoto, na sede do Cosmos Clube, na sala de reunião do Banco América do Sul, etc. Desde então, a Tyuou Nihonjinkai, também conhecida como Tyuou-Nikkai, vem realizando eventos e participando nas atividades da comunidade nikkei e da cidade.
Na década de 70, visando ampliar o espaço cultural e esportivo nikkei na região, o Bunkyo de Mogi das Cruzes, composto pelas entidades nikkei da região, decidiu pela construção de uma nova sede social no terreno do “Shogakusha”. Nesta construção houve um enorme esforço e contribuição dos associados do Tyuou Nihonjinkai. Para um melhor aproveitamento deste espaço, foram criados dois novos Departamentos: Fujin-bu e Seinen-bu do Tyuou Nihonjinkai.
Em 18 de Novembro de 1997, como o aproveitamento da utilização da Sede Social do Bunkyo era reduzido, a Diretoria do Bunkyo, através do seu Presidente Sr. Kohei Asakura, e a Diretoria da Tyuou Nihonjinkai, através do seu Presidente Sr. Tomoshiro Kojima, concordaram na utilização pelo Tyuou Nihonjinkai deste espaço (salão, cozinha e refeitório) por tempo indeterminado. Em 23 de Fevereiro de 2011, este acordo foi revisto e rmado pelo Sr. Kiyoji Nakayama, Presidente do Bunkyo e Sr. Shigeru Matsumoto, Presidente da Tyuou Nihonjinkai.
No auge, chegamos a ter aproximadamente 500 famílias associadas. Mas, atualmente, temos um pouco mais de 200 famílias associadas. No entanto, mesmo com um número reduzido de colaboradores, estamos mantendo as atividades para preservar a cultura e tradições da Terra dos nossos antepassados.
Para todos nós, é importante manter ativa a participação no Tyuou Nihonjinkai para demonstrar a nossa gratidão aos fundadores e aqueles que tanto trabalharam e dedicaram para preservar a cultura e tradições da Terra de nossos antepassados.